sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Abelhas


Me lembro de estar em casa, era dia e o sol era suave, eu devia estar com meus 4 anos de idade, minha mãe estava em casa e meu irmão também. Me lembro de toda a minha vida ouvir sobre como “não mexer com certos animais” porque poderiam te machucar.

De uma forma qualquer, sempre acreditei que não era bem assim, que tudo simplesmente respondia a provocações, que nada atacaria se não houvesse um motivo justo ou justificável para aquilo.

E naquele dia de sol eu com meus 4 anos de idade aprendi uma das coisas mais importantes da minha vida.

Vi uma abelha próxima à janela, voando. Então a abelha pousou no meu dedo sem aviso aparente, eu fiquei quietinha esperando que ela ficasse ali quieta também ou que saísse voando da mesma forma que estava antes!

Não foi bem isso o que ocorreu. A abelha me picou e antes de me dar conta da dor, me lembro de ficar confusa, frustrada, chateada por aquela reação inesperada e sem a menor provocação. Me lembro de inflar meus pulmões e chorar muito, chorar alto, não só pela dor mas por todos aqueles sentimentos.

Passei anos então sabendo que não deveria esperar coisas de bichinhos!!!

Tento não esperar nada das pessoas, sequer esperar que o que eu dedico a elas me seja retribuído, porque como a abelha me ensinou há muito tempo, às vezes você sai machucado ainda que não tenha provocado.

Tento ver as pessoas como indivíduos com desejos, vontades, opiniões... bem, estão todos correndo, procurando a própria felicidade! Não se pode esperar que a felicidade de um não conflite com a sua.
Provável que seja isso que cause danos, um dos lados espera não ser picado e a abelha desconhece qualquer coisa além de seu próprio instinto.

No fim é meio confuso, alivia um pouco imaginar que é só mais alguém procurando ser feliz... mas as expectativas que eu tento não ter, continuam ali.

Um comentário:

  1. Verdade. Também procuro não esperar muito dos outros mas às vezes é mais forte que eu. Espero algo pelo menos daqueles que considero meus amigos. Esses são muito valiosos...

    ResponderExcluir